quinta-feira, 20 de agosto de 2015

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL É APROVADA EM 2º TURNO


Daison Colzani*

Ontem (19/08) o Congresso Nacional aprofundou a sua política de encarceramento e brutalização da juventude ao aprovar em segundo turno a redução da maioridade penal com 320 favoráveis, 152 contrários e 1 abstenção.

Essa medida é parte do pacote de medidas que junto com a lei antiterrorismo e o projeto de privatização das prisões servirá apenas para tirar das ruas a juventude e fazer crescer ainda mais o lucro dos capitalistas. O Congresso com a aprovação nos dois turnos da redução mostra o lado que está obviamente que não da juventude.


Não podemos nos calar diante disso, é preciso continuar o combate a essa medida que agora segue para o Senado. A crescente criminalização dos movimentos sociais, as medidas de endurecimento das leis que podem lançar a cadeia manifestantes que trancam as ruas tal como a PL 6268/09 que trata da prisão de quem obstruir a via pública. A juventude tem seu futuro ameaçado, pois enquanto o governo penaliza os trabalhadores e a juventude com cortes na educação e redução de diretos trabalhistas. O governo lança sobre nós o ônus da situação econômica e política enquanto que os banqueiros e grandes capitalistas seguem registrando recordes de lucros.


A única saída para essa situação é se organizar, é fundamental combater medidas como a redução, nosso futuro está em jogo, não aceitaremos ser penalizados por um sistema que sobrevive as custas da exploração da juventude e da classe trabalhadora, combater a redução é só o começo, precisamos derrubar o capitalismo e construir uma sociedade sem exploradores nem explorados, uma sociedade socialista. 

*Daison é diretor de políticas públicas de juventude da UNE e membro da Oposição de Esquerda da UNE pela tese "Público, Gratuito e Para Todos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com