quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA DEMISSÕES DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR


Gabriel Pinho

Na noite da última quarta-feira, 19/08/2015, os estudantes da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) realizaram um protesto em frente ao campus da Federação contra a demissão abusiva de dois professores da instituição.Os professores Sandro Santa Bárbara e Jaíra Capistrano, ambos marxistas, militantes de movimentos sociais e professores do Curso de Direito, foram demitidos da Universidade sem nenhuma justificativa por parte da Reitoria. 

Essas demissões vão na direção contrária ao interesse dos estudantes, que exigem uma participação direta nas decisões e construção da Universidade. Além disso, não existe nenhum argumento sobre o desempenho acadêmico dos professores que possa de alguma forma explicar as demissões.

A Juventude Marxista está participando ativamente das mobilizações pela readmissão dos professores e se fez presente no ato, na luta pela readmissão. Entendemos que essas demissões fazem parte de uma política de perseguição ideológica aos que criticam a mercantilização do ensino, servindo, assim, única e exclusivamente aos interesses de grupos empresariais que atuam na educação. 

Pelo direito de pensar livremente na Universidade, contra a perseguição ideológica, contra este ilegal e abusivo ato, os estudantes e a classe trabalhadora, por meio das suas entidades, devem ser protagonistas desta grande mobilização, devem convocar novas manifestações, exigindo a imediata readmissão dos professores demitidos.

A luta pelo socialismo perpassa pela luta pela liberdade de expressão, pelo direito ao trabalho e em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com