sábado, 22 de agosto de 2015

Educação brasileira, movimento estudantil e grêmio



Gustavo Felipe Dias A.

Na tarde da última terça-feira (18), em Recife (PE), foi realizado na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito o debate “Educação brasileira, movimento estudantil e grêmio”. Jovens representando a campanha “Público Gratuito e Para Todos: Transporte Saúde e Educação. Abaixo a Repressão!” apresentaram para os alunos pontos sobre a educação pública brasileira, a importância do grêmio, do movimento estudantil e aproveitaram para apresentar a campanha para os estudantes presentes. 

Inicialmente foi apresentada uma breve história da educação brasileira, relatando como se deu o processo de desenvolvimento da educação em nosso país. Foi colocada a importância da luta dos jovens e trabalhadores por direitos à educação no decorrer da nossa história e como as conquistas só foram obtidas através da organização e da mobilização popular.

Em seguida, foi apresentada e discutida a situação atual das escolas públicas, momento em que foi feita a mostra do vídeo da campanha “Público, gratuito e para todos.”, com enfoque na questão educacional, e as reivindicações dos alunos foram ouvidas. Aproveitando o contexto formado pelas reivindicações, foi apresentado o que é um movimento estudantil, a importância de uma organização a partir dos alunos e as vitórias de movimentos encabeçados pelos estudantes. 

Por fim, foi aberto o espaço para o pronunciamento dos estudantes, que contou com uma imensa contribuição por parte da maioria presente no debate. Os estudantes mostraram muita insatisfação com a qualidade do ambiente escolar, colocando questões necessárias para que a escola tenha condições para um melhor aprendizado. Somado a isso, os estudantes trataram de assuntos a respeito das condições das escolas estaduais e da falta de investimento por parte do governo estadual.

Nesse sentido, os representantes da campanha “Público Gratuito e Para Todos” da escola organizarão reuniões para construir uma pauta de reivindicações dos estudantes, além de ajudá-los a buscar as formas de luta necessárias para conquistar suas vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com