quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Caio Dezorzi: um deputado marxista para o Brasil! Educação pública, gratuita e para todos em todos os níveis!



Educação pública, gratuita e para todos em todos os níveis!

A cada ano que passa vemos mais e mais universidades privadas surgindo em cada cidade por todo o Brasil. As instituições privadas tratam a educação superior como um verdadeiro negócio, onde o que interessa é o lucro. Cobram altas mensalidades e oferecem cursos de baixíssima qualidade, despejando no mercado de trabalho jovens sem a formação adequada para desempenhar as atividades necessárias ao desenvolvimento de nossa sociedade.

E, em geral, essas universidades privadas são construídas com dinheiro público, através de convênios com o BNDES. Esse mesmo dinheiro público poderia ser usado para aumentar o número de vagas nas universidades públicas, construir mais instituições públicas de ensino superior e aumentar a estrutura e qualidade das já existentes.

Outros programas do governo, como FIES e PROUNI, também acabam transferindo dinheiro público para os bolsos dos tubarões do ensino pago, enquanto poderíamos com o mesmo dinheiro contemplar ainda mais estudantes com vagas nas universidades públicas.

Dinheiro para isso existe! É possível sim, em um curto espaço de tempo, que todos os jovens que se formam no ensino médio ingressem diretamente na universidade pública sem necessidade de fazer vestibular, ENEM ou qualquer outro tipo de teste excludente! Temos as condições para fazer isso. E a experiência venezuelana mostra que não é difícil. Na Venezuela todos podem cursar a universidade pública hoje.

Essa é a verdadeira solução para que os filhos da classe trabalhadora e sua maioria negra e pobre tenham acesso ao ensino superior.

Mas, para fazer isso, é preciso ter coragem para enfrentar os tubarões do ensino pago. Nosso mandato marxista de Deputado Federal será uma trincheira nessa batalha! Nossa candidatura está plenamente comprometida com a Campanha Nacional “Público, Gratuito e Para Todos: Transporte, Saúde, Educação! Abaixo a Repressão!”, cujo manifesto diz:

“Nenhuma criança fora da creche! Nenhuma criança ou jovem fora da escola! Nenhum brasileiro analfabeto! Queremos aprender, queremos ter acesso aos conhecimentos que a humanidade acumulou: ciências, matemática, idiomas, música, teatro, vídeo, dança, artes, filosofia, literatura, etc. para todos os estudantes do país. Queremos salas com menos alunos, professores bem remunerados e com menor jornada de trabalho, para se dedicarem mais aos seus alunos. Queremos a Federalização das Universidades Pagas que recebem dinheiro público! Queremos o fim dos vestibulares: Vagas para todos nas universidades públicas! Quase 8 milhões de jovens prestaram o ENEM para menos de 400 mil vagas! As cotas raciais não nos servem! Colocam alguns jovens nas universidades públicas, enquanto a maioria esmagadora da população negra continua fora dela. Não queremos cotas, queremos todos os negros dentro da universidade! Queremos todos os jovens, independente da cor da pele, com os mesmos direitos, nas universidades públicas!”

Mas não será apenas com 10% do PIB para a educação que isto será possível. Dinheiro para atender todas essas necessidades existe. Mas vem sendo roubado de nós! O Governo paga a chamada “Dívida Pública Interna e Externa” que na verdade é uma dívida eterna, que já foi paga várias vezes e não foi o povo que fez. Uma dívida que sempre é renegociada em condições desfavoráveis para o povo e que coloca nos bolsos dos capitalistas quase R$ 1 trilhão todos os anos e só cresce! Esta é a verdadeira e maior corrupção! Chega! Pelo não pagamento da Dívida! Usar esse dinheiro para a educação e outras áreas sociais, como saúde, transporte, moradia, etc.

Junte-se a nós nesta campanha por um Deputado Federal Marxista para o Brasil, acesse o blog da candidatura (www.caio1366.wordpress.com) e conheça melhor a Esquerda Marxista (www.marxismo.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com