segunda-feira, 7 de julho de 2014

Nova ETEC em Caieiras e a luta dos estudantes no Ensino Técnico!





Lucy Dias

A ETEC de Franco da Rocha, Dr. Emílio Hernandez Aguilar, tinha uma extensão na cidade de Caieiras, que a partir do segundo semestre de 2014 passa a ser uma unidade ETEC descentralizada da ETEC de Franco da Rocha. Isso significa que outros cursos técnicos serão abertos e que os mesmos atrairão mais alunos, que mesmo tendo perfil apenas profissional, sem a presença de secundaristas, devem ter organização estudantil.

Não é comum ver organização em alunos de escolas técnicas, por que o perfil ingressante e o perfil desenvolvido no interior das ETEC's visa o crescimento profissional para o mercado de trabalho, para o mercado capitalista! Sistema que não garantirá vagas para todos, e que mesmos qualificados, precisarão disputar entre sí. Disputar para serem assalariados explorados! Disputar e conseguir sob a perda do outro! E além disso, o sistema educacional ''padrão técnico'' exige muito mais do aluno, que aprenderá mais, estará mais preparado para o ''mercado/vestibular'' - formas claras de inserir algumas pessoas nas escolas, universidades, profissionalização e deixar uma maioria sem fonte de renda justa e qualidade de educação pública - porém, este aluno que estará ''bem preparado'' terá uma crítica amorfa, politicamente falando. É preciso lutar pela livre organização dos alunos, desenvolvendo a consciência de classe e a unidade na luta pelas bandeiras sociais que dialoguem com as necessidades dos trabalhadores e juventude, sintetizadas na campanha de frente única, levada pelos militantes da Juventude Marxista: ''PÚBLICO, GRATUITO E PARA TODOS: SAÚDE, TRANSPORTE E EDUCAÇÃO! ABAIXO A REPRESSÃO!'', não importa a modalidade - seja no ensino técnico - profissionalizante, seja nos secundaristas e universitários. 

Falar de uma organização para uma turma recém chegada, feliz por ser a primeira, de uma escola nova, com certeza, é muito difícil, requer paciência e consciência, mas deve ser encarada como um sério projeto a ser levado pelos grêmios já fundados, como por exemplo o GRÊMIO LIVRE ETEC FRANCO, da escola ''mãe'' da ETEC Caieiras. E os militantes da Juventude Marxista, que conhecem e acompanham esta luta desde seu início, impulsionando-a, estarão em apoio para esta tarefa!

Muita força e Luta!

Venceremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com