terça-feira, 3 de junho de 2014

O que é e como montar um Centro Acadêmico?


Jojó Carvalho e Tales Freitas

O que é um Centro Acadêmico?
Um sindicato. Assim como os professores e os outros trabalhadores tem seu sindicato. O estudante de um determinado curso tem o seu, que é o Centro Acadêmico. Seu papel é representar os estudantes em defesa de seus interesses. 

O que faz o Centro Acadêmico?
Seu principal papel é a luta pelo direito dos estudantes a uma educação de qualidade, discutindo todos os aspectos do curso, sendo a grade curricular, metodologia de ensino, estrutura física das salas alguns dos debates pertinentes para que a qualidade do processo ensino-aprendizagem possa ser o melhor possível.

Alguns exemplos mais concretos são: biblioteca com quantidade suficiente de livros que atenda a demanda, reposição de professores, Ar-condicionado, trincos de porta, concerto de goteiras, formação da grade curricular e dos horários das aulas em conjunto com professores e alunos, realização de eventos que favoreçam a formação dos estudantes e todos os demais problemas que impeçam uma educação de qualidade. 

O C.A também deve compreender a necessidade de conscientizar os estudantes da luta pelos seus direitos. Organizando palestras e debates.

Seu papel cultural e desportivo também tem importância na formação dos estudantes. Organizando eventos, apresentação de palestras, calouradas, campeonatos esportivos que integrem os alunos e etc.

Quem participa do Centro Acadêmico?
Todos os estudantes matriculados em determinado curso são membros e podem participar.

Para que serve a diretoria do C.A?
A Diretoria do C.A são os lideres responsáveis pela coordenação do Centro Acadêmico. Esse grupo de estudantes é eleito para essa responsabilidade. Eles são eleitos anualmente(na maioria dos estatutos o período de tempo é esse) . E nesse tempo, esses estudantes devem realizar uma proposta de trabalho. 

Nem todos podem participar das atividades com dedicação. Por isso, elegemos um grupo que vai estar mais presente nas atividades do C.A e vai organizar suas lutas, reuniões, assembléias e eventos.

Como organizar o C.A?
Existem alguns passos básicos:

1. Organizar um grupo de estudantes (COMISSÃO PRÓ-C.A).

A. COMISSÃO PRÓ-C.A é composta de estudantes interessados na formação da entidade. Suas tarefas são divulgar a ideia do C.A pelos alunos do curso, elaborar uma proposta de Estatuto, difundi-lo e convocar a Assembléia Geral.

B. Comissão organiza uma ASSEMBLÉIA GERAL DE ESTUDANTES DO CURSO e se aprova um estatuto para o Centro Acadêmico, um calendário de campanha e uma comissão eleitoral.

C. ASSEMBLÉIA GERAL pode reunir todos os estudantes do curso ou uma parte que os represente, sendo esta parte definida no estatuto, por exemplo, tantos %.

D. ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO é um documento que define as normas sob as quais o C.A vai funcionar (eleições, a composição da Diretoria, como atuar em certos casos). Como o C.A vai prosseguir durante vários anos, este documento é que regula seu funcionamento.

E. CALENDÁRIO contém período de inscrição de chapas (propostas, nomes e cargos dos candidatos à direção do C.A), período de campanha, data de debate entre chapas inscritas e data da eleição.

F. COMISSÃO ELEITORAL (CE) é um grupo de estudantes encarregados de tratar da eleição do C.A, garantir os prazos, organizar o debate de chapas, as urnas e cédulas eleitorais e a votação, após a eleição a CE deixa de existir. 

G. Os estudantes organizam CHAPAS para concorrer na eleição. As chapas devem estar baseadas nas idéias e propostas, colocando o coletivo acima do individual. Os nomes dos lideres, ou seja, presidente e diretores da chapa são distribuídos de acordo com o Estatuto.

H. ELEIÇÃO é organizada pela comissão eleitoral, que deverá ser feita com voto secreto em urna. A contagem é feita pelos membros da Comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa. No final da apuração, deve ser feita uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

I. A CHAPA eleita é empossada e pode exercer as atividades propostas durante a campanha.

Duvidas? Entre em contato conosco: juventudemarxista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com