terça-feira, 10 de junho de 2014

Greve Estudantil na UNESP de Marília

Assembleia Geral dos Estudantes (UNESP FFC - Marília)
(Assembleia Geral dos Estudantes - UNESP FFC - Marília)

Jojó Carvalho e Tales Freitas

Na noite de ontem (09/06), na UNESP – FFC Marília, realizou-se a assembleia geral dos estudantes, a fim de deliberar sobre a construção da greve estudantil no campus. 

Neste campus da UNESP, funcionários e professores seguem em um movimento unificado de greve desde o dia 22/05, devido ao aumento salarial de 0%. Em contra ponto, estes dois setores unificados pedem correção inflacionária do período + 3%. 

Duas paralisações foram feitas antes da greve ser deflagrada, e marcadas negociações com a reitoria no mesmo dia. A reitoria em um ato intransigente, “bateu o pé” nas duas negociações e reafirmou sua proposta de 0%, desta forma empurrou professores e funcionários para a greve.

Ontem (09/06) os alunos da FFC- Marília, após uma assembleia de quase cinco horas, e muito debate, deflagraram a greve, sendo 117 votos contrários e 199 a favor da greve. Os membros do comando de greve e comissão de ética foram tirados durante a assembleia e a construção das pautas de reivindicações específicas e gerais serão discutidas em comando de greve.

A UNESP, USP e UNICAMP vivem em um momento singular de mobilização. Na UNESP 21 campi de 23 estão com um dos três setores (funcionários, professores ou alunos) em greve. 12 campi seguem em um movimento unificado de greve entre os três setores e 3 campi com ocupações realizadas pelos estudantes.

Nós, da Juventude Marxista, damos total apoio a luta travada nas três faculdades públicas do estado de São Paulo, que está colocando em cheque um modelo de universidade elitista e tem como centro de suas reivindicações a defesa da educação pública, gratuita e para todos, por melhores condições de trabalho, contra o sucateamento da universidade pública e por permanência estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com