segunda-feira, 3 de junho de 2013

Opinião: O povo turco sai às ruas!

Manifestante nas ruas da Turquia Imagem: RT en Español

A última área verde

A transformação de uma Praça em um shopping, em Istambul foi o estopim para a população turca sair às ruas e se manifestar contra o governo do primeiro-ministro, Recep Tayyp Erdogan. As manifestações chegam ao terceiro dia. Os atos relevam não só o desacordo do povo com um medida isolada, mas seu descontamento com a política do governo.

Destruir uma das únicas áreas verdes da cidade em benefício de uma empresa só revela o quanto o atual presidente não serve aos interesses dos cidadãos. Talvez veremos o início de uma terceira edição das revoltas iniciadas no mundo árabe. Viva Povo Turco!

Os rumos das manifestações

Em 2011, trabalhadores e jovens israelenses saíram às ruas contra o governo sionista. O motivo do protesto foi preço do queijo cottage, pilar do café da manhã no país. Israel é um país pequeno, com cerca 7 milhões de habitantes e reuniu no ato, cerca de 500 mil. Lembrei disso ao ver as manifestações na Turquia. Muitas vezes uma revolta contra um governo é desencadeada, por um motivo que aparentemente não tem haver com os rumos que os atos tomam. Também é importante destacar que desde que a crise financeira iniciou nós podemos ver que a história não acabou, mas apenas está sendo novamente escrita.

João Diego Leite, militante da Juventude Marxista e estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com