terça-feira, 7 de maio de 2013

Capital financeiro: um tumor ou parte fundamental do sistema capitalista?


Está em moda em todo o mundo a fantasiosa ideia de que se pode melhorar o capitalismo controlando a sua voracidade, taxando o capital especulativo. Os reformistas e um punhado de capitalistas, dizem que estas medidas salvariam o capital e lhe daria face humana. No Brasil, Lula e muitos outros do PT defendem também essa fantasia, como se o capital financeiro não fosse resultante da fusão do capital industrial com o capital bancário. Leiam abaixo a excelente análise do camarada Luke Wilson.

Depois do grande colapso financeiro de 2008, encontramo-nos em um período turbulento. Desemprego em massa e ataques selvagens sobre os níveis de vida estão na ordem do dia; os levantamentos revolucionários no Oriente Médio, na Europa e na América, são a resposta. Muitas pessoas começaram a fazer perguntas fundamentais sobre a forma como a sociedade está organizada; particularmente, o papel dos bancos e das instituições financeiras – o “capital financeiro” – foram colocados sob o microscópio.


Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com