sexta-feira, 22 de março de 2013

OCUPA UDESC JÁ!

No final da última terça-feira, 19/03, cerca de cem estudantes ocuparam o prédio da Reitoria da UDESC, após uma polêmica votação do CONSUNI (Conselho Superior Universitário) que propôs alterações na legislação interna na forma de facilitar, apoiar e incentivar a captação dos recursos privados para todas as áreas da universidade. A proposta foi aprovada por apenas um voto de diferença. 

A proposta, numa análise ingênua, seria boa à universidade, já que seria mais investimento para a educação. Porém, a proposta, e sua aprovação, mostra uma política do governo do estado de precarização e posterior privatização do ensino público. É necessário abrir os olhos para a realidade do sistema em que vivemos: os governantes, cujas campanhas são financiadas pela iniciativa privada, tratam com descaso a educação pois, com uma educação pública decadente, abre-se espaço para o setor de educação privada expandir seus negócios. Não é novidade isso, acontece em vários setores: energia, transportes, saúde, por exemplo. E no estado de Santa Catarina, sob o governo de Raimundo Colombo, a educação e saúde pública seguem essa lógica do capital.

Além disso, a iniciativa privada teria acesso a informações sigilosas em projetos desenvolvidos pela universidade, podendo patenteá-los. Ou seja, haveria geração de lucro em projetos públicos, criados visando o bem comum, e exclusão de projetos que não são capazes de gerar lucro.

A ocupação está se fortalecendo com o crescimento da adesão dos alunos ao movimento e o apoio de outras entidades estudantis e movimentos sociais. Está prevista uma assembleia geral para quinta-feira, 21/03, às 17h, no prédio da Reitoria, para definir os rumos do movimento.

A luta dos estudantes da UDESC, que deve ser de toda a sociedade, é por uma educação sem privatizações, sem corte de verbas, sem precarização, sem investimentos públicos em forma de bolsas para universidades privadas. POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE E PARA TODOS!

Luiz Alexandre Devegili
Militante da Juventude Marxista - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com