segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Convocatória Fórum Social Mundial Palestina Livre



A Juventude Marxista (JM) abre o debate sobre a situação do povo palestino. O motivo é o Fórum Social Mundial, sediado no Brasil neste ano, que terá como tema a libertação da Palestina. Entre as ações que o diretório realizará na faculdade e em conjunto com outros movimentos sociais, a entidade pretende levar uma delegação de estudante para o Fórum. Os estudantes interessados podem procurar os militantes da JM ou entrar em contato através do e-mail contato.juventudemarxista@gmail.com.

Nos próximos meses, postaremos vídeos, textos e imagens para contribuir com o tema e explicar detalhadamente por que participaremos do Fórum Social Mundial Palestina Livre. Acompanhe o blog ou a JM nas redes sociais. Segue a convocação feita aos movimentos sociais do mundo para comparecerem ao evento que acontece em novembro.


Participe! 

De 29 de novembro a 1º de dezembro de 2012, Porto Alegre (Brasil)

A Palestina ocupada pulsa em cada coração livre neste mundo e sua causa continua a inspirar solidariedade universal. O Fórum Social Mundial Palestina Livre é uma expressão do instinto humano de se unir por justiça e liberdade, e é um eco da oposição do Fórum Social Mundial à hegemonia do neoliberalismo, do colonialismo e do racismo através das lutas por alternativas econômicas, políticas e sociais para promover a justiça, a igualdade e a soberania dos povos.

O FSM Palestina Livre será um encontro global de ampla base popular e de mobilizações da sociedade civil de todo o mundo. Ele visa:

1. Mostrar a força da solidariedade aos chamados do povo palestino e à diversidade de iniciativas e ações visando promover a justiça e a paz na região.

2. Criar ações efetivas para assegurar a autodeterminação palestina, a criação de um Estado Palestino com Jerusalém como sua capital, e o atendimento aos direitos humanos e ao direito internacional por:

a) Acabar com a ocupação israelense e a colonização de todas as terras árabes e derrubar o muro;

b) Assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos árabe-palestinos de Israel à plena igualdade, e

c) Implementar, proteger e promover os direitos dos refugiados palestinos de retornar a seus lares e propriedades, como estipula a resolução da ONU 194.

3. Ser um espaço para discussão, troca de idéias, estratégias e planos que desenvolvam a estrutura da solidariedade.

Exatamente após 65 anos de o Brasil ter presidido a seção da Assembléia Geral da ONU que definiu a partilha da Palestina, o Brasil vai abrigar um tipo diferente de fórum global: uma oportunidade histórica de os povos de todo o mundo se levantarem onde seus governos falharam.

Os povos do mundo se reunirão para discutir novas visões e ações efetivas para contribuir com a justiça e a paz na região. A participação nesse Fórum deve reforçar estruturalmente a solidariedade com a Palestina; promover ações para implementar os direitos legítimos dos palestinos e tornar Israel e seus aliados imputáveis pela lei internacional.

Conclamamos todas as organizações, movimentos, redes e sindicatos em todo o mundo a se unirem ao FSM Palestina Livre, de 289 de novembro a 1º de dezembro, em Porto Alegre, Brasil.

Juntos podemos levar a solidariedade à Palestina a um novo patamar.

Comitê Organizador do Fórum Social Mundial Palestina Livre
Contato da secretaria executiva:
Brasil: secretaria.fspl@gmail.com
Palestina: samahd@pngo.net

Fonte: http://sanaud-voltaremos.blogspot.com.br/2012/05/convocatoria-para-o-forum-social.html

2 comentários:

  1. saludos! soy de venezuela... quisiera participar..

    ResponderExcluir
  2. Saludos José Pacheco!

    Viva la lucha por el Socialismo!

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com