quinta-feira, 17 de maio de 2012

Documentário "Che, um Homem Novo"

Alex Minoru
Militante da Esquerda Marxista, São Paulo

Lançado em 2010, esse belo documentário dirigido pelo argentino Tristán Bauer, traz imagens e documentos inéditos que ajudam a remontar a vida e o pensamento do revolucionário Che Guevara.

É certo que temos críticas a posicionamentos de Che, em especial sua convicção de que a tática de guerrilha, e não a construção de uma organização operária revolucionária de massas, era a chave para a vitória do socialismo. Caminho equivocado que levou muitos militantes, inclusive o próprio Che, a um beco sem saída e à morte.

Por outro lado, não podemos deixar de reconhecer seu espírito de sacrifício e seu combate à burocracia, muito bem retratados nesse documentário. É também conhecido que entre os documento que levava nos últimos dias na Bolívia estavam textos e estudos de textos de Trotsky.

Che Guevara é um importante personagem do século XX e da Revolução Cubana. Conhecê-lo faz parte das tarefas dos revolucionários interessados em saber e aprender com a história. Divulgamos aqui o documentário Che, um Homem Novointeressante obra que está disponível na íntegra no Youtube em espanhol. Bom proveito!

Um comentário:

  1. Nós como revolucionários, temos que sociabilizar ao máximo este vídeos. Só que o espanhol ainda é forma de exclusão, pois, nós da classe operária, se souber falar o português corretamente já é uma grande coisas, nos tempos da tecnocracia. Então, teriamos que dar um jeito de realizar a tradução para o português. Minhas reflexões e analises.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com