sexta-feira, 16 de março de 2012

Como Federalizar a Univille?

Artigo produzido por Daison Roberto Colzani, presidente do DCE da Univille, sobre a Federalização da Universidade. 

Já são quase 10 anos que se discute a federalização da Univille, mas pouco se fez para concretizar esse projeto. Com raras exceções, a discussão nunca saiu dos gabinetes.

A verdade sobre tornar a Univille pública de fato, é que falta vontade política. A principal desculpa para justificar as dificuldades de federalizar/estatizar, diz respeito à natureza jurídica da universidade que foi modificada de direito público para direito privado. Este “grande” empecilho pode ser modificado com a mesma facilidade que o contrário aconteceu. Falta vontade, em especial se lembrarmos que já foram apresentados projetos na Câmara de Vereadores de Joinville com a intenção de tornar a Univille de direito público novamente. O projeto está lá desde 2010. 

Sobre a comentada dívida do Governo Municipal com a Univille, tenho certeza que os estudantes da universidade gostariam que a instituição de ensino tivesse o mesmo empenho para cobrá-la como quando aumenta as mensalidades e coloca os estudantes nas agências de cobrança. Aliás, a única coisa que acontece na Univille sem dificuldade alguma é o aumento das mensalidades e sua cobrança sem escrúpulos. Mas isso não tem preocupado a administração da universidade que ignora a voz dos estudantes, que mesmo sob protesto pagam as escorchantes mensalidades.

Para federalizar a Univille é simples. A discussão promovida pelo DCE da Univille no fim do ano passado deixou claro isso, pois há interesse de todas as partes, ao menos no discurso. Agora é hora de partir para a prática. É hora de sair da cadeira, de dentro do gabinete e colocar peso na luta por uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade para todos. Com o DCE os estudantes podem contar. Estamos na luta sem tréguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com