quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Teresina: segundo dia de protesto contra o aumento do busão enfrenta forte repressão da PM

“Mãos ao alto! 2,10 é um assalto”


Com um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina, estudantes bloquearam a Avenida Frei Serafim com cartazes, bandeiras e palavras de ordem. Mas sofreram forte repressão da tropa de choque que não economizou nas balas de borracha e spray de pimenta em mais uma ação truculenta e covarde. E como se isso não bastasse, vejam o que assinalou o Portal AZ (03/01): “todos os policiais estavam com a identificação da farda coberta”.

A manifestação se realizou nesta terça-feira (03/01) e foi motivada pelo reajuste da tarifa de ônibus em Teresina (PI) – que aumentou para R$ 2,10 – e do modelo de integração das linhas adotado pela Prefeitura. O professor Daniel Solón, da Universidade Estadual do Piauí, explica que as entidades são a favor da integração das linhas. Mas contestam alguns pontos do projeto, como a cobrança pela segunda passagem.

“Somos contra o aumento da tarifa e queremos a gratuidade da segunda passagem. A integração é uma pauta antiga; sempre lutamos por isso”. Dessa forma, Solón explicou as reivindicações do movimento.



Advogado Enzo Samuel, do DCE da UFPI, agredido e detido no instante em que concedia entrevista a uma emissora de TV

Vejam abaixo o balanço do protesto desta terça (03/01) no nosso Estado "democrático". País em que as pessoas, em teoria, tem o direito a "voz", direito de se "expressarem" e "reivindicarem". E imaginem se não tivessem...


1. Os 18 estudantes detidos durante o Ato do Retorno dos Indignados já foram liberados. Todos eles receberam assistência da Comissão Jurídica do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público.


2. Os 5 estudantes feridos - um deles com lesão corporal grave, ao qual sofreu a perda de parte da dentição -, estão registrando um Boletim de Ocorrência e, em seguida, irão realizar exames de corpo de delito.

3. Além da ação truculenta da polícia, houve muita violencia por parte de SEGURANÇAS PRIVADOS contratados pelo SETUT, supostamente da Empresa de Segurança CET SEG, que se misturaram junto à polícia.

A ligação do prefeito Elmano Ferrer está cada vez mais próxima com a MEIA DÚZIA DE FAMÍLIAS que controlam o transporte público no PI. Estão juntos, inclusive, na hora da truculência contra o nosso movimento!

INDIGNAD@S, VOLTEMOS ÀS RUAS!
(via Facebook de João Filho)

PARTICIPEM DO TERCEIRO DIA DE PROTESTO

Nova manifestação foi marcada para hoje (Quarta, 04/01), às 09h. A concentração será na Praça do Fripiza, Centro de Teresina.

Relatos, fotos e vídeos podem ser enviados para este Blog através do e-mail: juventudemarxista@gmail.com


NOTA: Este texto foi construído a partir de informações extraídas da imprensa, como do Portal AZ. E também dos perfis nas mídias sociais de militantes do movimento #contraoaumento, como do amigo João Filho.


LEIAM TAMBÉM NOSSA CONTRIBUIÇÃO

Artigo: Estatização do Transporte Público Já. É um texto da Juventude Marxista que ajuda a debater como articular a luta contra o aumento das passagens e pelo passe livre, a luta pela estatização do trasnposrte público. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com