quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Piauí despertou nesta quarta com 17 presos políticos criminalizados por lutar #contraoaumento do busão.

Nesta postagem  pode ser lido um relato sobre o sétimo dia de protesto #contraoaumento da passagem de ônibus em Teresina. Bem como vídeos e fotos.

“Se a passagem não cair, o Elmano vai cair”




Os jornais, e agora os telejornais também, anunciaram que as ruas de Teresina se tornaram uma praça de guerra nesta terça (10/01), sétimo dia de protestos, por conta da forte repressão policial ao movimento estudantil.  Ao fim desta postagem aprensentamos links para outros artigos que já publicamos no nosso Blog sobre esta luta.


“Aquele de vermelho é teu, aquele de azul é meu”, assim combinaram os policiais antes de atropelar os estudantes. A PM fez um paredão no cruzamento, populares assistiram tudo do supermercado e aplaudem os incansáveis lutadores do movimento estudantil.

PMs fizeram prisões sem nem saber quem estavam prendendo: estudantes, repórteres, fotógrafos, transeuntes, além de clienetes e funcionários de empresas próximas ao local do confronto. Nos vídeos vemos que a sensação de terror predominou. Vários estudantes foram covardemente arrastados pelos cabelos pelas ruas. Dezessete (17) foram presos. E um estudante perdeu a visão de um olho após levar um tiro de bala de borracha.

Vale dizer também os estudantes têm sido tratados como criminosos não só pelo governo e polícia, mas também pela mídia. Em quase todas as matérias jornalísticas os ativistas do movimento não são tratados como estudantes, mas sim como “bando de baderneiros”.

Clique nas imagens para ampliar

















No twitter a hastag usada pelos estudantes tem sido a #contraoaumento.


E os sites indicados pelo movimento para quem gostaria de acompanhar a situação dos protestos de Teresina são: 


http://chegadeaumentopi.blogspot.com/


ou

http://www.contraoaumento.com/



LEIA TAMBÉM



2) Teresina: protestos do terceiro dia se prolongaram por 10 horas. Relato sobre o terceiro dia dos protestos #contraoaumento da passagem em Teresina.


3) Contribuição da Juventude Marxsita: Estatização do Transporte Público Já. É um texto que ajuda a debater como articular a luta contra o aumento das passagens e pelo passe livre, a luta pela estatização do transporte público. 




NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS
Twitter: @Juv_Marxista
Facebook. Clique aqui



Um comentário:

  1. só p variar, a polícia criminalizando estudantes... até onde eu sei, isso n é inconstitucinal... governo podre

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com