terça-feira, 15 de novembro de 2011

McDonald`s é escravidão: remuneração menor que o salário mínimo



As denúncias contra o McDonald´s são muito sérias. São acusações contra jornada de trabalho excessiva, maus tratos e a chamada jornada móvel que a empresa adota em todo o país com hora de trabalho estipulada em R$2,52, muitas vezes inferior a um salário mínimo mensal. Por causa do regime de trabalho pago mediante a hora trabalhada e sem uma jornada fixa, os trabalhadores recebem menos que o salário mínimo, que hoje é de R$ 545. “A média [de salário mensal] é de 250, no máximo 280 reais.

Com a jornada móvel o McDonald´s impossibilita que seus funciomários planejem suas vidas a longo prazo, pois eles nunca sabem exatamente quando trabalharão. O sindicato denuncia que, nos momentos em que o fluxo de clientes nas lojas do McDonald´s é baixo, os funcionários são orientados a esperar na chamada “sala de break” até que haja maior número de clientes para serem atendidos. Estes períodos de espera, segundo o Sinthoresp, não são remunerados.

Com informações do jornal Brasil de Fato - 09/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com