domingo, 23 de outubro de 2011

Últimas maracutaias do ENEM: Jornal O Globo anuncia tema da redação antes da saída dos primeiros candidatos

Por Flávio Almeida Reis
Juventude Marxista do RJ
23/10/11

O ENEM 2011 ocorreu neste final de semana em todo o Brasil. O início da prova deste domingo foi marcado para às 13h (horário de Brasília). Mas apesar das regras de segurança estabelecerem que os candidatos não poderiam deixar o local da prova antes das 15h, o jornal O Globo já divulgava o tema da redação antes deste horário. Vejam a denúncia do site Uol Notícias:

“O jornal O Globo em seu site divulgou o tema da redação do Enem 2011: `Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado`. A nota foi publicada no site com horário de 13h59 - a reportagem do UOL visualizou a matéria pela primeira vez às 14h34.
Segundo a editora do site de Educação e do Megazine, Valquíria Daher, o tema foi passado por um estudante. `Um aluno que estava dentro de um local de prova passou o tema`, afirmou Daher. Segundo ela, ele conseguiu se comunicar com a redação do jornal. Mas não quis explicar de que maneira, uma vez que os inscritos só podem sair da prova às 15h e não podem se comunicar com ninguém.” (UOL Notícias)

Caso tenha sido um candidato que comunicou à imprensa, pelos horários indicados, ele só poderia ter repassado a informação ao O Globo de dentro do local de prova, o que configura uma infração muito grave à transparência do concurso. Pois assim como ele repassou a informação, ele também poderia ter recebido ajuda que o beneficiasse na prova.

Este é apenas um pequeno relato, entre tantos outros, que revelam a incompetência do MEC em realizar um simples concurso. Mas os problemas do ENEM não se limitam à dificuldade de realização de um concurso transparente. Há um debate político sobre o acesso ao ensino superior. Em breve nosso Blog da Juventude Marxista publicará um artigo que abordará essas questões. O ENEM foi anunciado como um mecanismo de “democratização do acesso à universidade”. Mas perguntamos: será mesmo? Aguardem, em alguns dias publicaremos a matéria.

Matéria citada no site Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com