segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dia Mundial da Alfabetização

Na última quinta-feira (08/09) a União Joinvilense dos Estudantes Secundaristas lançou uma nota em seu blog marcando sua posição sobre o dia mundial da alfabetização. Postamos a nota na íntegra.

Dia 8 de setembro foi o dia mundial da alfabetização. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) 793 milhões de adultos no mundo não sabem ler e escrever, o que prova que a educação está longe de ser de qualidade e para todos. O Brasil está em 8° lugar no número de analfabetos. São mais de 14 milhões de adultos que não tiveram acesso à educação básica.

O analfabetismo está longe de ser erradicado. Dados da UNESCO mostram que mais de 28 milhões de crianças em idade escolar não têm acesso à educação primária, criando assim uma nova geração de analfabetos, o que limita o acesso à cultura e diminui o desenvolvimento da população.

O relatório ainda prevê que em 2015 o número de crianças fora da escola será de 72 milhões, ou seja, o mundo ainda está longe de cumprir as metas de uma educação básica universal.

A UJES acredita que a educação deve ser prioridade, e que somente a nossa luta e organização poderá mudar esse quadro. Defendemos que a educação deve estar ao alcance de todos. Educação pública e gratuita para todos é nosso direito. Temos que lutar por ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com