terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia 22 de setembro na UFRJ. Na alegria e na tristeza.

Dois eventos marcaram a vida dos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro no dia 22/09/11. Ao mesmo tempo em que aconteceu um ato dos estudantes no CONSUNI (Conselho Universitário da UFRJ), a Rádio Pulga* foi invadida pela ANATEL, com ajuda da Polícia Federal, e os equipamentos foram levados.

O CONSUNI


No CONSUNI estudantes comemoraram as conquistas de vários campi e do DCE: data fixa para pagamento das bolsas; ampliação da creche universitária; 4 milhões a mais para construir Restaurantes Universitários nas unidades que ainda não o possuem, com prioridade para o campus da Praia Vermelha; e melhorias em outras estruturas da universidade. Lembrando que atualmente a UFRJ só possui bandejão no campus do Fundão, que é o maior. Os outros campi como Praia Vermelha, IFCS, Pólos de Xerém e Macaé continuam sem restaurantes. Assim como as Faculdades de Direito e Música localizadas no Centro do Rio.

A Rádio Pulga
Enquanto isso no mesmo dia a Rádio Pulga sofreu um ataque. Conforme divulgado em seu site, “os agentes da ANATEL** à paisana invadiram a rádio, sem mandado, em mais um ataque inconstitucional ao artigo 5º da Constituição e à democracia no Brasil. Os Piratas Federais foram chamados para realizar o roubo à mão armada do transmissor, sem ordem judicial e com o equipamento desligado, que não constitui flagrante.”

Na reportagem de O Globo Online (22/09) consta a alegação da ANATEL: “a rádio operava irregularmente”. Com outra opinião encontramos o defensor público da União André Ordagcy, que segundo o artigo citado, “estuda uma medida judicial para recuperar o equipamento da rádio, a Anatel agiu fora da constituição federal”.

A Juventude Marxista presta solidariedade e dá apoio às lutas do Movimento Estudantil. Desde o direito a alimentação com os Restaurantes Universitários até um veículo cultural de expressão dos alunos.

Manifestação na próxima quarta.

Está marcado um ato de protesto no IFCS-UFRJ para o dia 28 de setembro, às 12:00h. Depois os manifestantes planejam se dirigir a ANATEL. Ajudem a divulgar!

Por Felipe Araújo - filos_hipos@hotmail.com
Estudante de Filosofia da UFRJ
26/09/11


* RÁDIO PULGA. Rádio livre criada em 1990, por alunos do IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. http://pulga.radiolivre.org


** ANATEL: A Agência Nacional de Telecomunicações. Órgão regulador das Telecomunicações no Brasil. http://www.anatel.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com