quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Realizado o 1º Encontro Estadual da Juventude Marxista – Pernambuco em Condado-PE para discutir movimento estudantil e a luta revolucionária


O 1° Encontro Estadual da Juventude Marxista ocorreu nos dias 22 e 23 de dezembro na Escola de Referência em Ensino Médio Antonio Correia de Oliveira Andrade – antigo CERU. Jovens do Condado (zona da mata norte) e do Recife, além de militantes sindicalistas da Esquerda Marxista ajudaram na construção do Encontro e dirigiram mesas.

O Encontro Estadual teve o objetivo de ampliarmos nossas discussões, sobretudo com os membros jovens de nossa organização, em relação ao pensamento marxista e do próprio Marx, com o intuito de conhecermos melhor a amplitude de seu conhecimento e o enraizamento em outras disciplinas que não apenas a economia política.


PROGRAMAÇÃO

Durante os dois dias do Encontro foi discutido, de maneira sistemática, as questões que envolvem e movem a organização, sobretudo, em relação ao posicionamento político que possui. Nessa perspectiva, procurou-se dividir o encontro em quatro momentos distintos, quais foram: a) fazer um levantamento das campanhas realizadas pela Esquerda Marxista; b) o entendimento de sua formação e as frentes de intervenção que possui; c) os fundamentos do marxismo na América Latina; e d) projeção de dois documentários, Fábricas Ocupadas e o Espetáculo Democrático.
Desse modo, procurou-se discutir, em um primeiro momento, sobre as campanhas encabeçadas pela Esquerda Marxista (Faustão), ressaltando a luta pela retirada das tropas brasileiras do Haiti e a luta em solidariedade à revolução venezuelana, traduzida na campanha “Tirem as Mãos da Venezuela”. Faustão, ressaltou ainda, de maneira enfática, o posicionamento que a organização possui em relação as drogas, a produção e consumo da mesma, e das cotas e a produção do racismo nas universidades, reflexo do processo histórico.
Esquerda Marxista/Frente de intervenção, que teve como palestrante, o professor Joseir. Esse, procurou elucidar as questões políticas que fizeram emergir a Esquerda Marxista, mostrando qual o posicionamento da organização dentro do Partido dos Trabalhadores e o porque da escolha desse partido.
No fim do primeiro dia, Mateus, procurou fazer uma breve explanação sobre a importância do pensamento marxista na América Latina, sobretudo, em relação as categorias criadas por Marx para explicar o processo histórico nesse continente. Mostrou ainda, o empreender de uma ideologia europeia através da filosofia, ciência e religião que, de certo modo, não conseguimos desvencilhar no presente. Esse desvencilhar é que caracteriza, de uma ou de outra forma, os Fundamentos do Marxismo na América Latina.
Por fim, assistimos os documentários: Intervenção (fábrica ocupada) e o Espetáculo Democrático, que teve uma discussão acalorada e trouxe muitas reflexões para o grupo presente. E, durante O Grupo de discussão, recebemos a adesão de novos camaradas para a Esquerda Marxista.





Coordenação Estadual da Juventude Marxista – Pernambuco


3 comentários:

  1. Caras, os encaminhamentos cabem aqui?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos camaradas pelo vitorioso encontro!!

    ResponderExcluir
  3. jovem tem quer ser revolucionario mesmo...

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com