sábado, 8 de março de 2008

realizado o 10º ENJR, VITÓRIA!

No dia 03 de fevereiro de 2008 em Joiville-SC realizamos o 10º ENJR, O Encontro Nacional da Juventude Revolução (JR). Com a presença de delegados vindos de cinco estados do Brasil ( SP – RJ – PR – SC – MT ) esse encontro foi resultado da batalha de jovens que construíram e constroem a JR enfrentando as mais difíceis pressões, inclusive falsificações. O encontro fez a discussão e o balanço da JR no último período e tomou importantes decisões que devem dar novo impulso na organização dos jovens para o combate pela revolução socialista.

O 10º ENJR iniciou-se com a prestação de contas do encontro e da vinda das delegações, auto financiado com vendas de camisas da JR e contribuições de camaradas. Em seguida uma saudação aos sindicalistas e operários que prestigiaram a abertura de nosso encontro, fato que muito nos orgulha, entre eles: integrantes do Movimento das Fábricas Ocupadas, Movimento Negro Socialista, integrantes da campanha internacional ‘Manos Fuera de Venezuela’, operários de PE e SC, e sindicalistas de PE, SP, SC e RJ.

Em seguida a discussão sobre o que é organização de juventude, seus objetivos e o seu papel na revolução, e a discussão que se inicia sobre a fusão da JR com a Esquerda Marxista, organização operária que combate pelo comunismo no Brasil e no mundo. O entusiasmo dos jovens da JR em estar junto aos operários na luta de classes era visível e empolgava a discussão.

Após o almoço o plenário assistiu ao vídeo “No Volverán”, documentário feito pela campanha internacional de solidariedade à revolução venezuelana ‘Tirem as Mãos da Venezuela’. Após o vídeo o camarada Vandercí, militante da CMR e dos bastiões de formação do PSUV na Venezuela, fez um pequeno relato da situação da revolução venezuelana.

A discussão seguinte foi a cerca da conjuntura política nacional e internacional, e as tarefas da juventude. Nesse ponto discutimos a crise internacional das bolsas, a bolha imobiliária americana, e o impasse entre o atual crescimento econômico e a recessão que se prepara, as conseqüências para a luta de classes e a importância de reforçar a organização e prosseguir rumo a fusão com a EM, se preparando para o próximo período que pode ser de intensificação da luta entre trabalhadores e burguesia.

Discutimos também a importância da intervenção no PT, e os brutais golpes que Lula vem aplicando na juventude e nos trabalhadores, como a Reforma Universitária e o REUNI, e as privatizações, o PAC, e a reforma trabalhista que se prepara. Entendemos os mecanismos que Lula usa para ‘controlar’ o movimento dos trabalhadores, como as bolsas assistencialistas, os recursos do PAC, o crédito consiguinado que cria ilusão de consumo na classe média, e o aparato sindical controlado com empregos em estatais e distribuição de fartos recursos. Isso nos permite entender como Lula é capaz de dar um dos maiores golpes que o Brasil já sofreu, o inicio da privatização da Amazônia. A JR continua no combate pela ruptura do governo de coalizão de Lula com a burguesia, rumo a construção do socialismo, e decidi intensificar o trabalho de formação de grêmios estudantis, de CA’s, de DCE e do combate para que a Une e UBES assumam de fato as reivindicações da juventude.

O 10º ENJR delibera a tarefa de preparação de um acampamento no mês de julho, onde reunirá os jovens da JR para deliberar sobre a fusão com a Esquerda Marxista. Até lá a discussão deve ser feita em todos os núcleos da JR pelo Brasil. A tarefa de construção do acampamento fica de responsabilidade do CNJR – Coordenação Nacional da Juventude Revolução, composto pelos jovens: Abdeir- SP, André- Florianópolis SC, Mario- PR, João e Evandro- Joinville SC, Ramirez- MT, e Flávio- RJ.

“JUVENTUDE REVOLUÇÃO, CONTRA A GUERRA E A EXPORAÇÃO!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos serão excluídos, identifique-se. Se preferir entre em contato pelo e-mail: juventudemarxista@gmail.com